9 de mai. de 2009

o dia em que o jornalismo esportivo esteve na feevale

Eu sei que meu blog tem leitores de todas as partes: de Estância Velha à Bahia, passando por São Paulo, Novo Hamburgo e Uberlândia. E sei que tem gente que estuda jornalismo, engenharia, direito, comércio exterior, um milhão de cursos, e até quem não estuda nada. E por que eu estou dizendo isso? Porque hoje meu post é direcionado - hoje eu escreverei para estudantes de jornalismo gaúchos. O quê? Você estuda moda e mora na Bahia e não sabe por que está perdendo tempo nesse post? Duas opções: ou você lê os post antigos (os da saga da auto escola são ótimos!) ou você acompanha este aqui, que tem dicas que são tão importantes para alguém que quer ser jornalista quanto quem estuda, sei lá, física ou embriologia. Vamos lá? Decidiu se acompanhará? Ótimo.
Então. Eu estudo jornalismo em uma universidade chamada Feevale, que fica em Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, tchê. E essa semana foi a Semana Acadêmica da Comunicação, uma semana com diversas atividades para os estudantes de Jornalismo, Publicidade e Relações Públicas. Participe de várias palestras e eventos durante a semana e tal, mas sexta-feira, ontem, foi O DIA! A palestra mais esperada da semana: "Jornalismo Esportivo". Não, eu não gosto de esportes, e jornalismo esportivo não é a área que me interessa - o que eu esperava nessa palestra eram os palestrantes: Jader Rocha, Eduarda Streb, Débora de Oliveira e Mariana Oselame, que são profissionais muito conhecidos aqui nas terras dos pampas. Mediados pelo meu querido professor Marcos Santuário, os jornalistas falaram um pouco sobre a tragetória profissional deles, falaram sobre diversos aspectos do jornalismo esportivo, da notícia às especulações de compra e venda de jogadores. Interessantíssimo! E eu, com caneta, papel e máquina fotográfica em mãos, fiz várias anotações valiosas de dicas que eles passaram, que servem para nós, estudantes de jornalismo, e algumas valem também para outras profissões.

- Observe sempre tudo à sua volta. Registre, anote. Nunca se sabe quando essa informação vai ser valiosa, seja para uma notícia ou para um bom post em um blog.
- Aproveite as oportunidades que aparecem ao seu redor - elas não voltam! (Aliás, isso me lembra o filme que assisti essa semana, do Jim Carrey: Yes, Man! Assistam, assistam, assistam! A cena final, da moto, é ótima! E a do suicídio também, hehehe. :D)
- O maior aprendizado vem com a prática.
- Para se dar bem em um trabalho, dedique-se, faça com vontade e - o mais importante - ame o que você faz.
- Você sempre receberá críticas, portanto, pegue as construtivas, aceite os elogios e esqueça o restante.

Ok, eu confesso. Eu estava lá para agregar conhecimentos e tal, mas não pude deixar de notar. Eduarda Streb, que elegância! Com um casaco dourado, calça jeans e scarpin, ela estava poderosa! Me imaginei em um casaco dourado daqueles, mas em mim ficaria terrível, certeza. Sou uma pessoa mais para prata do que ouro, acho. E a Débora de Oliveira tinha umas botas lindas também, sem salto, bem do tipo que eu gosto. Quanto será que ela calça? E a Mariana Oselame tinha tipo uma manta roxa, super na moda. Também quero.

Bom, a essa altura, meu post pulou de jornalismo esportivo para moda, mas as dicas servem igual.

E só agora me dou conta que ainda não postei a quarta parte da saga da auto escola. Mas já tá pronta! Aguardem para essa semana, quem sabe. E, ah sim. Um feliz dia das mães pra todas as mamães (e em especial pra minha, a melhor de todas!). ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários! Vamos conversar?