15 de jan. de 2019

5 dicas bem fáceis para ter plantinhas em casa


É só eu mostrar algumas das minhas plantas nos Stories que logo vem a mensagem: “MAS COMO FAZ pra cuidar das plantas, Nicole? Eu mato até cactos!”

Primeiro, um minuto de silêncio por todas as verdinhas que já partiram nas mãos de jardineiros cheios de vontade, mas com pouco conhecimento. 🌵💔

Agora, vou contar o que eu sei - e que pode ajudar vocês nessa jornada mais alegre e colorida. Já favorita esse post porque eu sei que você vai querer ler ele depois de novo.


🍄 As plantas precisam de água. Mas não tanto assim. Elas vão secar se você regar menos do que deveria e podem apodrecer se molhar muito muito. Qual o segredo para acertar? Meter o dedo na terra! Se ela estiver úmida e deixar seu dedo sujinho, não precisa molhar. Se estiver bem sequinha, coloca água lá! Algumas verdinhas precisam de água só uma vez por semana, sabia?
🍄 Nem todas as plantas gostam de sol direto. E podem ficar bem até na sombra, dentro de casa. Eu tenho um lírio-da-paz lindo no meu quarto, por exemplo, e ele vive muito bem em um ambiente iluminado, mas sem nada de luz direto nele. Sim, dá pra ter planta em qualquer lugar, até no banheiro (eu tenho!), desde que nas condições adequadas para a espécie que você tiver.
🍄 É bacana descobrir o nome da planta que você tem para saber quais são as necessidades dela. Se você comprar no supermercado ou em uma floricultura, geralmente há uma etiqueta no próprio vaso indicando qual é a espécie. Tendo essa informação, é só pesquisar no Google que você acha uma verdadeira enciclopédia sobre os cuidados necessários.
🍄 Um adubinho sempre vai bem. E não precisa ser nada muito profissional não. Vale colocar na terra até coisas que você tem em casa, tipo borra de café, casca de ovo bem picadinha ou saquinho de chá usado. Eu comprei um pacote de húmus de minhoca pra dar um UP nas minhas plantas. Custa bem baratinho e pode ser misturado com o substrato normal. Experimente colocar alguns nutrientes pras suas plantas, elas ficarão ainda mais bonitonas.
🍄 Observe suas plantinhas com frequência. Assim como você observa seu próprio corpo no espelho, vale gastar alguns minutos na semana para ver como estão as plantas. Eu sempre fico ligada se alguma parede estar mais murchinha ou se alguma folha está com cor diferente. Notando todos esses sinais fica mais fácil perceber se alguma espécie está doentinha ou precisa trocar de ambiente.

Não tem muito mistério, mas exige um pouquinho de dedicação. Pra mim, todo esforço vale a pena quando vejo uma folha nova nascendo ou no visual alegre que as plantas trazem para o meu lar. 🌻🍀

E aí, pronto para não matar mais nenhuma plantinha sequer?

2 comentários:

  1. Amei as dicas! Tenho plantas em casa, mas não ficam tão bonitas. Vou seguir suas dicas. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Adoro plantas mas não sei cuidar...vou aproveitar bem as sua dicas. a partir de já.

    ResponderExcluir

Adoro comentários! Vamos conversar?