10 de jan. de 2019

Alugar ou financiar? Minha experiência


Desde o dia que peguei as chaves do meu apartamento e compartilhei nas redes sociais, venho recebendo questionamentos sobre essa vida de morar sozinho, realizar o sonho da casa própria, como que se organiza, por onde se começa, etc. Por isso resolvi fazer alguns posts para solucionar essas dúvidas aí. Bora!

“Nicole, será que vale mais a pena alugar algum lugar do que financiar?”

Além de ser uma pergunta que bastante gente me faz, é um questionamento que eu mesma tinha antes de decidir pelo financiamento.

Na minha cabeça eu ficava me questionando: será que eu não deveria sair logo de casa e pegar algum lugar com aluguel mesmo? Não é isso que os MILLENIALS andam fazendo por aí? Ou o que os gurus das finanças andam dizendo que vale mais a pena?

Eu revirei o Youtube e todas as matérias que encontrava pela frente. E o que posso trazer de conclusão é a minha própria experiência. Isso pode mudar de acordo com cada pessoa, estilo de vida, renda, necessidades e afins.

De fato, o aluguel é uma boa solução para quem quer sair de casa logo mas não tem, necessariamente, a quantia necessária para dar de entrada em um imóvel próprio. Ou que não tem planos de permanecer em um mesmo local no futuro, enfim.

Só que nas minhas pesquisas, descobri que muitas vezes o preço de um aluguel e de um financiamento acaba saindo mais ou menos o mesmo mensalmente.

Exemplo: o apartamento que eu moro hoje costumava ser alugado por 850,00 + os outros gastos, como condomínio. O valor que eu pago no financiamento não chega a ser 100 reais a mais que isso - e no final de 30 anos o imóvel vai ser meu. Vai demorar, claro, mas não é um dinheiro que está indo embora. É algo no meu nome e que poderá passar para minha família, filhos, netos, sei lá.

Mas vale lembrar que eu só consegui chegar nesse valor de financiamento por mês porque a taxa de juros ao ano é baixa (pelo Minha Casa Minha Vida) e eu dei uma entrada de x% do valor do apartamento. Não é todo imóvel que fica por um valor assim baixo.


Então, a resposta que eu tenho pra pergunta “ALUGAR OU FINANCIAR” é: pesquise!

↪️ Dê uma boa olhada em quanto custam os aluguéis na região que você pretende morar e quanto custam os imóveis.
↪️ Pesquise junto ao seu banco quais são os financiamentos propostos e quanto costuma ser a taxa de juros.
↪️ Avalie se você tem uma grana guardada que poderia abater o valor ou se isso vai demorar muito.
↪️ Reflita se a estabilidade de ter um teto é um objetivo que você tem ou se viajar o mundo, sem muito local fixo, parece mais interessante.

Todos esses fatores são importantes para se chegar a uma decisão acertada. E em breve eu venho aqui falar mais sobre isso. 👊

🤓 Salva esse post aí nos teus favoritos para ler de novo quando bater a dúvida de aluguel x financiamento!

E se tiver dúvidas sobre a vida de morar sozinho e suas burocracias, coloca aqui nos comentários que eu respondo com prazer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários! Vamos conversar?