1 de fev. de 2012

o causa da torta martha rocha

Algumas pessoas amam entrar em lojas de eletrônicos. Outros namoram prateleiras de acessórios, bijuterias, joias e afins. Há quem passe um tempo em lojas de departamento. Eu amo farmácias, livrarias e padarias.

Já falei de farmácias aqui, e livrarias são verdadeiros santuários para as pessoas que gostam de ler. Mas padarias... ah, as padarias. Quando minha mãe me dá dois pila reais e pede pra eu ir lá comprar uns 6 cacetinhos pãezinhos, vou com prazer.

E nem é tanto a parte da comida deliciosa. Eu gosto de todas as sensações que a padaria tem. O visual. Adoro ver os balcões cheios de croissants e biscoitos com gotas enormes de chocolate, cucas e doces com frutas, tortas com milhares de camadas de mousses e merengues, tortinhas pequenas de limão, cupcakes com cerejas brilhosas na ponta. E adoro observar as pessoas que estão na padaria, ver o que elas estão levando para a hora do café da tarde, da janta. Gente que compra um pãozinho só, gente que pede 50 pasteizinhos de frango, gente que só entra pra comprar bala ou picolé. Esperando pela minha vez, fico olhando as pessoas e suas peculiaridades, enquanto fico inebriada por todos aqueles cheiros - pão e bolo assando, café fresquinho, suco de fruta... Ficar parado na fila é um pequeno momento feliz.

Tá, confesso, a parte das comidas deliciosas é muito atraente também. Como boa gorda safada que sou, adoro ir até a padaria com minhas amigas, minha família ou meu namorado. Adoro comer pão de queijo e tomar suco de laranja, e sentar num daqueles balcões altos. E, é claro, ficar observando o que as outras pessoas pedem e comem.

Só que numa dessas, algo POLÊMICO aconteceu. Eu guardei tudo isso pra mim por muito tempo, mas hoje resolvi falar. É. Todo esse texto enorme foi uma forma saudosa de introduzir o objeto de desgosto desse post: a tal da torta Martha Rocha. Não sei se é só por aqui que temos essa torta. Enfim. Dei uma rápida pesquisada e o Google me deu essa dica:

- A torta Marta Rocha foi criada por doceiras gaúchas em homenagem a Miss Brasil 1954, vice Miss Universo Maria Martha Hacker Rocha, que apesar de baiana é muito querida no sul. –

Não sei como funciona nos outros Estados, mas as tortas aqui no Rio Grande do Sul não costumam ser apenas umas camadas de pão de ló e glacê e suspiro. Não: elas têm camadas de brigadeiro, de merengue, de doce de leite, de mousses fofinhos, de bombom. Tudo uma delícia. Menos a Martha Rocha, que eu acho torta de tia velha – ela tem NOZES e FIOS DE OVOS e damascos e sei lá mais o que. Quem é que escolhe nozes e fios de ovos quando pode escolher brigadeiro e doce de leite? Uma amiga minha escolhe.

Esses tempos saí com pessoas amigas para comer um lanchinho da tarde da padaria. Eu estava ali, decidindo entre um sonho e um folhado e uma mini pizza, quando uma delas, não vou citar nomes, disse:

- Eu vou querer uma fatia de Martha Rocha.

Minha expressão foi tipo:



Como assim, cara? Uma pessoa tão jovem? Uma pessoa tão próxima? Uma pessoa que eu gosto tanto assim, TRAINDO O MOVIMENTO!!!1!!!!! Isso definitivamente entra para aquela lista das coisas que talvez, um dia, eu vou entender.
___________________________
- O que tu acha de pessoas que escolhem torta Martha Rocha, pai?
- Gostos são gostos, já dizia uma velhota lambendo sabão.

7 comentários:

  1. AHAM, padaria é tudo de bom!
    Báh, foi a época que dois pila dava pra fazer um rancho de pãesinhos aushaushuahsuahsuas
    Martha rocha é o fim, aqueles fios de ovos, eca. A minha mãe adora.
    Bjs

    ResponderExcluir
  2. Meu Deus, quem pode gostar de Martha Rocha? É, no mínimo, um dos piores sabores que existem :P
    Torta de Musse, de Chocolate com morango e ai vai alguém lá e escolhe Martha Rocha. Tipo assim, que dó.

    Nicole, observei que tu nunca escreveu sobre o teu namorado. Claro, não precisa fazer propaganda né? Mas fala mais poxa. Uma fotinho (tímida que seja) de vocês também ia ser tri.

    Beijoooos :*

    ResponderExcluir
  3. Faz tempo que não entro em padarias tradicionais, faço isso quando vou comprar tortas na Confeitaria Armelin [http://www.armelin.com.br/web/].

    A Marta Rocha que eles tem lá é feita com Nata, abacaxi, disco de merengue, ovos moles e nozes moídas, com cobertura de nata ou maschemellow. Bem gelada até que dá pra engolir, mas prefiro outras que tem chocolate. Não gosto de tortas com frutas...

    Enfim, gosto é que nem c*, cada um tem o seu... haha
    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Assim aqui em Sampa, pelo que sei, as padarias não dão nomes de miss para tortas :P

    ResponderExcluir
  5. hahaha Adorei! Confesso que não sabia dessa tal torta. Aqui no ES eles devem dar outro nome ou eu que sou desinformada msm... De qualquer forma vou continuar procurando (não é só uma desculpa pra passar um tempo na padaria! haha). Bjs

    ResponderExcluir
  6. GENTE! Tenho 18 anos e amo essa torta!!!! Aqui em Porto Alegre é tri difícil de encontrar, quando vou pro interior é a única sobremesa que entra no meu corpo!!!! SÉRIO!

    ResponderExcluir
  7. Martha Rocha aqui no ES eh o nome dado à um pão doce com recheio amarelo (hahaha bela descrição) e coberto por coco ralado. Eh muito gostoso. Não tem nada de fios de ovos. Inda bem...

    ResponderExcluir

Adoro comentários! Vamos conversar?