27 de mai. de 2011

3 exclamações

Minha amiga Kátia diz que eu sou a pessoa mais implicante e chata que existe. Às vezes me pego pensando sobre isso e acho que ela tem razão. Isso porque eu olho diferente para pessoas que pedem pipoca doce no cinema, por exemplo. Todo mundo sabe que quando se vai ao cinema deve-se pedir a pipoca salgada. Ela é mais saborosa, gordurosa e tal. Não existe nem a possibilidade de eu pedir de outro sabor que não salgada.

Também tenho problemas com a maneira que as pessoas escrevem na internet. Não importa se você está escrevendo um e-mail para o seu chefe ou conversando com um amigão no MSN. Eu tenho vontade de chorar quando ainda vejo um “axu” e um “aki”. É feio. É errado. Não importa se os livros didáticos do MEC dizem que está certo dizer “os menino”. “Axu q naum eh daki” deveria ser proibido – inclusive vou escrever um e-mail para o MEC, solicitando que se faça um capítulo especial sobre internetês nos futuros livros.

E outro problema, o que dá o nome a esse post, é um simples ponto: um ponto de exclamação. Na verdade, o uso repetido desse ponto.

Eu não entendo a necessidade das pessoas usarem muitas exclamações. Tipo, se uma coisa é boa, usa-se um ponto. Uau! Que bom! Que coisa mais linda! Mais ou menos assim. Duas exclamações até que são aceitáveis, mas eu não uso.

Repetidas exclamações, só em casos extremos. Tipo quando alguém posta qualquer coisa no Facebook, como: “passei no vestibular”. Daí você coloca: parabéns!!!!!! E se você está locaço com alguma coisa, pode pirar, fazendo aloka no estilo: AI MEU DEUS!!1!1!1!!! mas nunca, eu disse NUNCA faça como um barzinho que eu frequento fez no Facebook esses dias:

DD - Devassa Day!!!! Não percam!!! Baita Barbada!!! 2 Devassas 600ml por 5 reais!!!! Quinta -feira 26 de Maio!!! Chegue cedo pois a promoção é valida até acabar o estoque!!!!

NOOOOOOOOOOOOOOOOOO! Não, gente, NÃO! Assim não! Assim não!!!1!11! Tipo, eu deixei de ir lá aproveitar a promoção das Devassas só por causa do jeito que isso tava escrito. Tá, ok, eu não aproveitei a promoção porque tive que ficar trabalhando. Mas mesmo assim, que horror.

Por isso, começo hoje esse manifesto: pelo extermínio das 3 exclamações. Chega de alegria forçada. Chega de forjar animação. Chega! Use uma exclamação, use duas. NÃO USE TRÊS!

Quem está comigo?

Um beijo e até mais! ;)

10 comentários:

  1. eu também sou muito chata nesses aspectos. E também odeio o uso exagerado de exclamação, é muito alegria, e sabe né, alegria incomoda, haha. Estou contigo! (mesmo usando três exclamações entre parenteses quando eu quero mostrar minha indignação. Mas indignação pode!!!)

    :*

    ResponderExcluir
  2. Nicole, eu também detesto a maneira como as pessoas costumam escrever na internet. Isso até causa medo, já que a forma online com a qual nosa costumamos a ler promete acabar de vez com o livro impresso.
    Exclamação é o que menos gosto. Prefiro as reticências...

    ResponderExcluir
  3. Ah não, Nicole! Até tu falando do MEC? Se ninguém explicou, eu vou te explicar... (três pontinhos pode?)
    Enfim, é o seguinte, a PEQUENA nota que consta no livro do MEC, se refere ao modo como falou um pescador: "Os peixe".
    A autora explica que esta é uma variável linguística que não faz parte da gramática normativa, mas que ocorre nas produções dos falantes do Português Brasileiro. Aí, ela segue explicando que as pessoas quando não marcam o plural da frase, fazem isso no substantivo e não no artigo, não há ocorrências de "O peixes", por exemplo.
    É só um esclarecimento da linguísta para que as pessoas saibam que existe uma gramática normativa e uma gramática declarativa e não julguem o pescador pelo seu jeito de falar, porque esta é uma variação que EXISTE no português, não adianta querer omitir.
    (Se as pessoas não tem a oportunidade de aprender a gramática normativa elas falam assim, não tem jeito... Aliás, muitos dos críticos que tem se pronunciado, falam OS PEIXE sem se dar conta).
    Por fim, ela ainda fala que é a gramática normativa que se aprende na escola.
    Viu?! Não foi tão ruim assim...
    Só não vale me xingar, porque eu falei =D hahaha
    ha ha ha

    ResponderExcluir
  4. Hahaha, assino embaixo! E olha, 3 exclamações juntas já são algo tenso por si só, agora MILHÕES de frases terminando em exclamações no mesmo parágrafo são o FIM DA PICADA!
    Eu detesto colocar mais de uma exclamação em um parágrafo, quanto mais em grupos de 3. Eu hein.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Eu tô contigo!!!(brincadeirinha)
    Tô passando pra te falar do meu blog(tá, da minha turma, mas sou eu que faço!) Dá uma passadinha lá.
    http://tecnutri11.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Ah, sei não, eu uso as 3 exclamações sempre que algo que estou escrevendo é empolgante pra mim, e acho que os 3 pontos passa isso no que tá escrito, pelo menos foi assim que aprendi ( por exemplo, ao invés de escrever em caps), mas cada um com seus pontos né... rs

    Bj

    ResponderExcluir
  7. Fico indignada quando vejo amigos escrevendo "naum", "axu", "daki" e afins. Todos estudaram, aprenderam a escrever certo, mas insistem nessa prática.

    Eu sou muito chata no msn, nos emails e em qualquer rede social. Tento escrever tudo o mais correto possível. E três exclamações... concordo totalmente com você!

    ResponderExcluir
  8. to contigo!!!!!
    brincadeira. Também acho super desnecessário muitos pontos de exclamação. (:
    Beijo.

    ResponderExcluir
  9. "Num" vejo “ploblema” algum escrever um texto informal como na net “AKi”, ou encher o texto de: “!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!”. que besteira!!!
    No entanto, é como dizem!!!! "Quem faz em casa acaba fazendo na rua"!!!!!!!!!
    Ao invés de resolver o problema acaba aumentando o ploblema!!!!!! principalmente, para o desinformado.
    LEMBRENDO: Nos textos de vestibulares e concursos o que prevalece é a norma culta (OU FORMAL).
    CUIDADO! “De tanto contar a mesma mentira, ela acaba se tornando em verdade”. O ideal é SEMPRE falar (ou escrever) em qualquer situação de forma culta (com apenas, uma "!"), não estou dizendo em falar (ou escrever) difícil, mas, obedecendo às regras gramaticais. Mas, fazer okééééé!!!

    ResponderExcluir
  10. nada haver essa postagem...chata mesmo aff

    ResponderExcluir

Adoro comentários! Vamos conversar?