10 de jan. de 2011

tapioca

Eu tenho uma lista onde anoto todas as coisas que eu nunca fiz. Ano passado estavam entre os itens “comer churros” e “ir a um casamento” – sim, eu nunca tinha feito isso, mas fiz. Antes tarde do que nunca, né. E um dos itens na lista de coisas para fazer em 2011 era “comer tapioca”. E é isso que eu fui fazer na última sexta-feira.

Descrição de tapioca em uma palavra: decepção. Isso mesmo. Vocês, grandes apreciadores dessa iguaria tipicamente brasileira me perdoem, mas eu não gostei!

Cheguei toda empolgada lá no lugar, chamado Traçaí. Pensando agora, o lugar tem um nome bem ambíguo, não? Enfim. Cheguei lá toda feliz e saltitante - as pessoas que convivem comigo estão de prova da felicidade que eu estava por essa aventura gastronômica – e o carinha me entregou um cardápio. Tinham umas 187317381731 opções de sabores de tapioca, tanto doces como salgadas.

Talvez a minha escolha não tenha sido a mais sábia. Escolhi uma tapioca de frango. Talvez eu devesse ter escolhido uma doce. Vocês que comem tapioca, me ajudem: qual é o sabor ideal? E, para coroar essa iniciação em uma comida diferente, pediram um suco de tamarindo. Esperamos. De repente vieram lá as pessoas trazendo as coisas. Um gole no suco e uma garfada de tapioca e eu já tinha a minha opinião: um combo de frustração.

a tapioca

o suco "delicinha"

Tipo. Eu sabia que a massa não era trabalhada na crocância, pois tratei de me informar a respeito antes da experiência, mas mesmo assim esperava alguma coisa diferente daquilo que comi. Era tão... mole e grudento! E o suco tinha tanto gosto de terra... sério, não é algo que eu tenha vontade de experimentar pelos próximos tempos.

E agora me bateu um medinho. Isso porque outro item da minha lista de resoluções para 2011 é comer sushi. EU NÃO VOU AGUENTAR OUTRA DECEPÇÃO NA MINHA VIDA!

Vocês já devem ter comido sushi, né? E aí, o que eu devo esperar? E tapioca, vocês gostam mesmo ou fingem que gostam? Sério, cara, como é que alguém pode super gostar de tapioca? Cá entre nós, eu só gosto do nome - tem um som legal. Rá!

Até a próxima! :**

19 comentários:

  1. Eu gosto muito!
    Claro que muita gente não gosta por causa da consistência, mas eu sou doida por isso. Aliás, não considere muito minha opinião, eu gosto de suco natural de morango ou limão, todos sem açúcar, haha. :)

    Sorte com o sushi. Este está na minha lista deste ano.

    ResponderExcluir
  2. Você devia ter pedido tapioca de queijo e café com leite. É assim que as tapiocas prestam haha ;P

    Sou cearense e bons cearenses gostam de tapioca (ou não, vai saber). Não vou dizer que venero essa coisa "liguenta" e com gosto de sei lá o quê, mas aposto que não é tão ruim quanto sushi. Não que eu já tenha comido sushi na vida, mas só de pensar naquilo... eew! *carinha de nojo*


    Ps: Guria, pelamor! Suco de tamarindo é uó! Argh!

    ;*

    ResponderExcluir
  3. A melhor tapioca é a doce! Essa é delicinha. Sushi é muito ruim, pelo menos pra mim. Sonhava em experimentar e quando provei...me decepcionei. Triste realidade. Mas prova lá, vai que tu gosta. :D
    Beijo.

    ResponderExcluir
  4. Nicoleee. como tua amiga deve dizer que eu AMO sushi... não só pq eu escuto akelas musicas estranhas orientais e talz, pq quando eu comi a primeira vez eu nem sabia que existia a Coreia, rá!

    Quando comi a primeira vez, foi la em Porto Alegre no mercado publico, eu odiei... senti akilo ir e vontar... mto ruin.. depois comi a segunda vez e ainda não gostei, mas não odiei e nem senti ir e voltar... na terceira vez: O PARAISOOO. Juro, eu amo sushi.. e se quiser uma parceira para comer, pode me chamar... Eu dou meu apoio moral pra vc... Minha irmã disse que oq eu senti foi normal, que ela tbm não tinha gostado logo de cara, mas que agora gosta mto...
    Então, pode contar comigo!! \o/ (risos)

    ResponderExcluir
  5. Também me frustrei com a tapioca e ODIEI o sushi =P Prefiro o arroz com feijão mesmo! rsrs
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Tapioca é tudoooooo!

    bjus!

    @PatriciaBu

    www.aptrciaibu.blospot.com

    ResponderExcluir
  7. Como uma boa leitura, e uma boa pessoa, lhe digo que AMO SUSHI, mas tbm não sou fã de tapioca! Experimentei esse ano tbm, e foi uma coisa muito estranha...

    Beijos, Tayná Carenzio, nova leitora e super apaixonada por blogs, música e Sushi ;D

    ResponderExcluir
  8. Tapioca Salgada é o ÔH!
    delícia mesmo é a doce. Uma sugestão? Morango com Chocolate!
    Devo confessar que minha primeira impressão da tapioca foi muito ruim, o sabor escolhido foi Frango com catupiry, péeeeeeeeeessima escolha.. :P
    boa sorte.. na próxima vez :P

    beijokas

    ResponderExcluir
  9. eu nunca tomei esse suco, parece ser tenso. Mas eu amo tapioca, é bom XD
    mas eu nunca comi de frango HAUHSUAHS
    e sushi eu finjo que gosto D:
    amei o blog, to seguindo.

    ResponderExcluir
  10. Olha, nunca comi tapioca e nem sushi. Tapioca por falta de oportunidade e também porque não achei um lugar que venda. E sushi porque não gosto de peixe e afins. Vai numa próxima vez e escolha um sabor doce que tu goste mesmo, porque a massa grudenta da tapioca vai compensar com o sabor que tu escolher e para tomar escolha um suco que tu já tenha tomado e goste.

    Sempre quando tu for experimentar uma bebida nova, escolha uma coisa para comer tu goste e já saiba o gosto, e é a mesma técnica para a comida. Experimentar bebida e comida que tu nunca sentiu o cheiro juntos não dá certo na maioria das vezes.

    Boa sorte da próxima. Beijo

    ResponderExcluir
  11. Oi, li sua aventura com a tapioca e me lembrei qdo comi pela primeira vez. Ao contrario de vc, adorei. Mas nao foi salgada que experimentei, foi doce, recheada de coco com leite condensado (parecendo uma cocada mole). Se vc gosta de doce e coco, tenta exerimentar, a unica versao de tapioca que conheco eh essa, nem quis provar outros sabores, de tanto que gostei.
    Ja sushi, nunca provei, tambem nao tenho vontade, nao sou mto fã do cheio daquilo. eca!

    ResponderExcluir
  12. Esta semana eu estava em Maceió e claro, tive que experimentar a tapioca. Abandonei a experiência na primeira garfada, era alguma coisa de coco dentro. Mas aí, em um outro dia no hotel, tinha uma senhora fazendo tapioca de chocolate, quentinha, na hora...Resolvi dar uma segunda chance à comidinha típica... Não foi Oh, que delícia, mas foi bemmmmmm melhor!
    Sushi é tri bom! Mas talvez tu precise experimentar mais de uma vez para gostar... É tipo, arroz beeem unidos venceremos com pouco peixe, no shoyo fica tri salgadinho! Na boca vira uma papinha, mas eu adoro!!

    ResponderExcluir
  13. A melhor tapióca [única] é a 'natural'. No Ceará [onde eu comi] essa categoria é servida apenas com leite condensado e posso dar a minha opinião de degustadora: é a melhor.

    me identifiquei com teu texto pq passei por uma situação muito semelhante lá na capital cearense. cheguei no recanto da tapioqueiras e me aventurei numa iguaria sabor siri [pq amo frutos do mar], mas só me decepcionei.
    de agora em diante só leite condensado.

    ResponderExcluir
  14. Eu comi umas três tapiocas já mas de leite condensado e achei suuuper gostoso, também quero comer uma salgada.
    Quanto ao sushi, é divino...
    Mas o que eu nunca comi e queria muito provar é acarajé, tu já comeu?
    Bjs

    ResponderExcluir
  15. Eu sei que tem posts novos, mas preciso comentar nesse:

    Fui lendo o post e fiz duas caretas: a primeira foi na tapioca de frango (ECA, JESUS) e a outra no suco de TAMARINDO.

    o da foto até que está bonito, mas suco de tamarindo tem jeito de água suja no meio da rua. e tapioca boa é tapioca com manteiga! mas acho que tapioca com carne do sol e queijo também deve ser bem gostosa (mas essa eu nunca comi, porque descobri que gosto de carne do sol no fim do ano passado).

    E o sushi... é com o tempo. O primeiro é horrível, mas depois melhora até passar a ser super delícia!

    :D

    beijo!

    ResponderExcluir
  16. De tapioca salgado não gosta, já a doce é mais gostosa.

    www.sarahalcantara.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. bah... tenho que me pronunciar...
    A tapioca salgada, também me frustrei, mas a doce eu gostei. ah, também comi no traçai! Mas meu chapéu, esse suco, interessante como tu coloca a legenda da foto dele, "suco 'delicinha'"... hauhusa, pela foto estava cruel beber!
    Quanto ao sushi... eu gostei, aqui em casa somos adeptos a este prato!

    ResponderExcluir
  18. aah nao :~
    quando vi que o post era sobre a minha queridnha tapioca eu me na obrigação de defende-la!
    hahahahah

    tapioca é MUITO bom, mas depois de experimentar em diversos lugares sou obrigada a admitir que a do Traçaí, alem de ser a mais cara, é a menos saborosa.

    acho valido tu fazer mais uma tentativa :B

    ResponderExcluir
  19. Olha, tapioca é paixão de alguns, mas decepção para outros.... o importante é entender também a proposta de cada lugar. Muitos gostam mesmo de massa mais molenga, mas particularmente nada como a crocante.

    Sou dono de uma tapiocaria em Novo Hamburgo, a Expresso da Tapioca. Convido aos apreciadores que nos visitem. Temos um cardápio bem variado de tapiocas, sucos, paes de queijo (feitos com farinha de tapioca), açaí e cupuaçu.

    Entrem no face e curtam, mas o convite está feito, venham nos visitar! No centro de Novo Hamburgo, na rua Dr. Magalhães Calvet, nº 50 (lj 02) - Galeria do Calçado.

    Ah, reforçando o que disseram, eu também não gosto do suco de tamarindo (há quem goste). Indo na nossa loja, sugiro o suco de frutas vermelhas, é fantástico.

    ResponderExcluir

Adoro comentários! Vamos conversar?