7 de jan. de 2020

4 dicas para escolher o tema do seu TCC

Uma das grandes preocupações de quem está entrando na fase dos TCCs é: sobre o que falar? Pois eu tenho conselhos que vão ajudar a definir qual assunto acompanhará você ao longo dessa trajetória. ⁣

1. Você precisa gostar do assunto. Pensa que o TCC é como um relacionamento longo. Se você tiver que pesquisar algo que não seja do seu interesse, o sofrimento será muito maior. ⁣ ⁣

2. Deve ter ligação com a sua área. Não adianta você querer escrever sobre Harry Potter se você estuda matemática. A não ser que você ache um gancho (ainda falaremos disso).

3. Precisa ser relevante. Como o TCC é um trabalho acadêmico, ele deve contribuir de alguma forma para a área ou para os outros estudantes do seu curso. ⁣

4. Deve existir bibliografia acessível. Se fazer a pesquisa de um TCC já é cansativo, imagina ainda ter que traduzir artigos que estão em russo? A dica é encontrar assuntos que sejam ricos em fontes de consulta, como livros e outras monografias. ⁣

Te ajudei um pouco? Vamos fazer assim: coloca nos comentários o teu curso e alguns assuntos que você gosta, e eu vou dar alguma sugestão possível de assunto para pesquisa.

Esse post faz parte do meu novo projeto, o TCC Suave. Siga no Instagram para conferir mais dicas de como fazer um TCC com tranquilidade.


Um comentário:

  1. Meu curso: Coordenação Pedagógica e Supervisão Escolar, estou pensando fazer um estudo para entender definitivamente se for possível qual é a real função de cada uma delas

    ResponderExcluir

Adoro comentários! Vamos conversar?