7 de jan. de 2020

Afinal, o que é método científico?

Acharam que eu não ia falar de metodologia hoje, é?

Esses dias abri uma caixinha de sugestões nos Stories e várias pessoas pediram para eu falar mais sobre metodologia. Bem, esse pedido é uma ordem. Mas hoje vamos começar bem do básico: O QUE SÃO OS MÉTODOS CIENTÍFICOS?

Trago meus autores favoritos, Prodanov e Freitas (2013, p. 24) para explicar: “Método científico é o conjunto de processos ou operações mentais que devemos empregar na investigação. É a linha de raciocínio adotada no processo de pesquisa”

Em outras palavras, é a maneira que você vai utilizar para resolver o seu problema de pesquisa. Se eu quero descobrir quais são os fatores que levam uma pessoa a comprar um livro com determinada capa, eu posso me utilizar de diferentes métodos de abordagem: dedutivo, indutivo, hipotético-dedutivo, dialético e fenomenológico.

Também existem os meios técnicos de observação, que são o histórico, o experimental, o observacional, o comparativo, o estatístico, o clínico e o monográfico. “A utilização de um ou outro método depende de muitos fatores: da natureza do objeto que pretendemos pesquisar, dos recursos materiais disponíveis, do nível de abrangência do estudo e, sobretudo, da inspiração filosófica do pesquisador.” (PRODANOV; FREITAS, 2013, p. 27). Sim, em breve vamos conhecer mais sobre cada um deles.

O método científico geralmente tem as seguintes etapas:

  1. Observação;
  2. Elaboração do problema;
  3. Hipóteses;
  4. Experimentação;
  5. Análise dos resultados;
  6. Conclusão.

Pra resumir: método científico é um conjunto de etapas que você deve seguir para investir algo e, assim, obter conhecimentos.

Ficou mais ou menos claro? Se não, comenta aqui qual a sua dúvida que eu tô pronta pra responder.

P.S.: eu tenho um link do PDF do livro de Prodanov e Freitas, o e-book Metodologia do Trabalho Cientifico. Quem quiser, comenta aqui que eu envio!

Esse post faz parte do meu novo projeto, o TCC Suave. Siga no Instagram para conferir mais dicas de como fazer um TCC com tranquilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Adoro comentários! Vamos conversar?